A importância da manutenção preventiva
07/04/2011 17:20A partir do momento que você decide que um carro vai fazer parte da sua vida é imprescindível saber que ele exige cuidados de manutenção constante e negligenciar este processo pode pesar muito mais no seu bolso e até mesmo trazer problemas para o meio ambiente e também para a segurança sua e dos outros que circulam pelas ruas. Isto porque, as revisões indicadas pela montadora e fabricantes de autopeças não são simplesmente meios para fazer você gastar mais com seu veículo, muito pelo contrário.
Se o seu automóvel aparentemente está em perfeitas condições de funcionamento, mas atingiu a quilometragem da revisão indicada para determinados componentes, não deixe de realizá-la, pois o custo de manutenção é bem menor se comparado aos valores do processo para consertar um dano, além de evitar, é claro, o risco de você parar repentinamente no meio da rua por uma pane, seja lá qual for. Vale lembrar que os aditivos e lubrificantes em geral têm um tempo de vida útil além da quilometragem usada, ou seja, se o óleo do motor, por exemplo, é indicado para 5 mil km e seis meses de uso. Caso o carro não tenha percorrido tal distância durante este tempo, não deixe de realizar a troca completa do produto no período indicado, pois fora da validade a substância perde suas características funcionais.
Chamada pelo setor automotivo de manutenção preventiva, tal atitude deve se tornar hábito dos proprietários de veículos, pois cuidar de um carro está além de parar no posto para colocar combustível e verificar o nível de água e óleo do motor. Certamente seu carro vai agradecer esta mudança de hábito.
“Ah, o seu bolso também!”
—————